BLOGGER TEMPLATES AND Friendster Layouts »

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Parte 2 - História do Rock ( Blues )

Blues é uma forma musical que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental. As letras sempre continham sujestões ou protestos contra a escravidão e algum modo de se livrar dela, nada muito forte... sempre sutil !


O Blues teve sua origem na Africa, era passado de Pai para Filho ... porém sempre estava presente nos EUA ( Alabama, Missisipi e Geórgia ) , aonde existiãm os escravos.

O ritimo que o Blues contruia era sensual e vigoroso, mas tudo isso não era conheçido a não ser pelos escravos, após a Guerra Civil do sec 19 ( se não me engano ) começou a ser reconheçida pelas pessoas, porque mudou para um modo mais pessoal e melancólico de expressar seus sofrimentos, angustia e tristeza.


Há várias versões sobre aquela que é a primeira composição típica de blues, assim como seu primeiro idealizador. Diz a lenda que o autoproclamado "Pai do Blues" W. C. Handy ouviu este tipo de música pela primeira vez em 1903, quando viajava clandestinamente em um vagão de trem e observava um homem que tocava violão com um canivete!!! Daí teria surgido aquele que é dito como o primeiro blues da história, St. Louis Blues. Porém o mais correto a afirmar é que o blues surgiu de uma forma mais ambiental e progressiva do que uma única canção. De fato, a instrumentalização das work songs (canções de trabalho) foi o marco inicial para o surgimento do blues como estilo de música.

O primeiro nome popular a surgir como músico específico de blues foi o de Charley Patton.

O Blues de Chicago -> Em meados dos anos 40, começa um período intenso de migração do Delta doMississippi para Chicago, que já ocorria há alguns anos, porém de forma mais escassa.

Os anos 60 e o Blues britânico -> Um dos momentos mais marcantes do blues foi a apresentação de Muddy Waters em Londres no início dos anos 50. Foi um marco, pois dali em diante o blues ganharia renome internacional e influenciaria o surgimento de novas vertentes musicais, especialmente o Rock n' Roll.

O renascimento nos anos 80 -> Já estava sendo esqueçido, e sendo apenas uma influência.. estava perdendo seu espaço para a musica eletronica.   Até meados dos anos 80 o blues quase inexistia como estilo musical.
Porém foi com o guitarrista texano Stevie Ray Vaughan, que o blues ganhou novas forças. Virtuoso e intenso ao tocar, Vaughan trouxe à tona um estilo até então adormecido, regravando clássicos e criando uma marca própria, unindo elementos típicos do blues de Chicago de Albert King, B.B. King e Howlin' Wolf, com o virtuosismo de Jimi Hendrix. Medalhões apagados como B.B. King, Eric Clapton e outros voltavam a ser referências, e Vaughan foi o responsável por essa nova fase.


Blues é também o nome do estilo de dança informal conhecido porswing dancing”, estilo sem padrões fixos e principalmente baseado no contato, sensualidade e improvisação.

4 comentários:

Ygor disse...

PO já conhecia toda a historia, mas foi bom revisa lá de novo, adoro o blog!

http://slayerbrasil.blogspot.com/

Reynaldo Araújo disse...

Não manjo nada de rock, mas curti o seu post.
É bom para as pessoas terem uma noção básica, enviei para um amigo.

http://blogdoorey.blogspot.com/2011/05/meus-adoraveis-ex-namorados.html

Passe no meu depois.

Unknown disse...

Gostei do texto cara, mas não curto muito rock não
espero retribuição!
http://lollyoliver.wordpress.com/2011/05/04/meu-pai/

Ygor disse...

achei muito bom o resumo q vc fez sobre o blues!